quarta-feira, 21 de abril de 2010

Um pouco de cada um dos personagens do DC 2010


Equipe África do sul - Personagem - Malcom X
El Hajj Malik El Shabazz, mais conhecido como Malcolm X ou Malcolm Little (nasceu em Omaha, no estado de Nebraska em 19 de maio de 1925 e foi assassinado em 21 de fevereiro de 1965, Nova Iorque, foi um dos maiores defensores dos direitos dos negros nos Estados Unidos. Fundou a Organização para a Unidade Afro-Americana, de inspiração socialista.
Equipe Argélia - Personagem - Martin Luther King Jr.
Nasceu em Atlanta, 15 de janeiro de 1929 — Morreu em Memphis, 4 de abril de 1968) foi um pastor protestante e ativista político estadunidense. Membro da Igreja Batista, tornou-se um dos mais importantes líderes do ativismo pelos direitos civis (para negros e mulheres, principalmente) nos Estados Unidos e no mundo, através de uma campanha de não-violência e de amor para com o próximo. Se tornou a pessoa mais jovem a receber o Prémio Nobel da Paz em 1964, pouco antes de seu assassinato. O seu discurso mais famoso e lembrado é "Eu Tenho Um Sonho"
Equipe Costa do Marfim - Personagem - Chica da Silva
Francisca da Silva de Oliveira, ou simplesmente Chica da Silva (c. 1732-1796), foi uma escrava, posteriormente alforriada, que viveu no arraial do Tijuco, atual Diamantina, Minas Gerais, durante a segunda metade do século XVIII. Manteve durante mais de quinze anos uma união consensual estável com o rico contratador dos diamantes João Fernandes de Oliveira tendo com ele treze filhos. O fato de uma escrava alforriada ter atingido posição de destaque na sociedade local durante o apogeu da exploração de diamantes deu origem a diversos mitos. De acordo com a imaginação popular e várias obras de ficção, Chica da Silva foi uma escrava que se fez rainha utilizando sua beleza e apetite sexual invulgares para seduzir pessoas poderosas, entre as quais João Fernandes, cuja fortuna dizia-se ser maior do que a do rei de Portugal.
Equipe Gana - Personagem - Nelson Mandela
Nelson Rolihlahla Mandela, nascido em Mvezo, 18 de julho de 1918, é um advogado, ex-líder rebelde e ex-presidente da África do Sul de 1994 a 1999. Principal representante do movimento anti-apartheid, como ativista, sabotador e guerrilheiro. Considerado pela maioria das pessoas um guerreiro em luta pela liberdade, era considerado pelo governo sul-africano um terrorista. Passou a infância na região de Thembu, antes de seguir carreira em Direito. Em 1990 foi-lhe atribuído o Prêmio Lênin da Paz, que foi recebido em 2002.
Equipe Nigéria - Personagem - Barack Obama
Barack Hussein Obama II, nasceu em Honolulu, em 4 de agosto de 1961 é um advogado e político dos Estados Unidos, o quadragésimo quarto e atual presidente do país, desde 20 de janeiro de 2009, e o Nobel da Paz de 2009. Sua candidatura foi formalizada pela Convenção do Partido Democrata em 28 de agosto de 2008.

Fonte: Wikipédia

Isso é apenas um pouco dos personagens que irão ser representados por vocês alunos no nosso DC2010. Pesquisem mais, conheçam mais, procurem cada vez mais notícias sobre essas figuras tão importantes para o NEGRO no Mundo.

Nenhum comentário: