segunda-feira, 19 de abril de 2010

DICA DA PROFESSORA NAÍRES - É HORA DE INTERDISCIPLINARIZAR


A relação do Continente Africano com a nossa civilização é tão estreita que no cotidiano escolar se manifesta nas diversas áreas do conhecimento. Nas Linguagens e Códigos nos reportamos ao famoso poeta Castro Alves, que por sinal foi um dos primeiros abolicionistas do Brasil e sua influência se fez sentir até a emancipação.
Castro Alves escreveu geniais obras poéticas contra a escravatura. Seus versos abolicionistas começaram a ser publicados quando contava 15 anos, numa época em que se considerava desperdício de tempo ocupar-se com a sorte dos negros. Aos 16 anos compôs a "Canção do Africano" e mais tarde: "Vozes da África', "Visão dos Mortos", "Mater Dolorosa", "Mãe do Cativo", 'Louvor a Palmares", "Navio Negreiro", "Tragédia no Mar", além de outros trabalhos em defesa do escravo. Seu grande mérito foi o de ter posto seu talento a serviço da nobre causa da emancipação, pois os seus mais felizes versos foram inspirados pela sorte dos escravos.
Nasceu Antônio de Castro Alves na Bahia a 14 de março de 1847 e faleceu com a idade de 24 anos em Salvador, em 6 de julho de 1871 , antes mesmo de terminar o curso de Direito que iniciara, e sem ver a tão sonhada abolição acontecer.
O poema abaixo retrata fielmente a condição do escravo africano, no Brasil.

AMANHÃ POSTAREMOS O POEMA 'A CANÇÃO DO AFRICANO' DE CASTRO ALVES

Nenhum comentário: