segunda-feira, 26 de abril de 2010

Figuras Marcantes do regime do Apartheid


Sempre que falamos em APARTHEID, nos vem a cabeça figuras marcantes como Nelson Mandela. Nada mais justo, já que este se tornou presidente da África do Sul e personagem marcante no combate ao fim do regime de segregação Sul-africano. Contudo, outras pessoas importantes também lutaram para por fim aos duros anos pelo qual passaram o negros da África do Sul. Entre eles, apresento-lhes Steve Bantu Biko, autor do texto Nós, os negros! que trabalharemos em nossas próximas aulas de Filosofia.

Steve Bantu Biko nasceu em 18 de dezembro de 1946 e morreu em 12 de setembro de 1977, foi um conhecido ativista do movimento anti-apartheid na África do Sul, durante a década de 1960.

Insatisfeito com a União Nacional de Estudantes Sul-africanos, da qual era membro, participou da fundação, em 1968, da Organização dos Estudantes Sul-africanos. Em 1972, tornou-se presidente honorário da Convenção dos Negros.

Em março de 1973, no ápice do regime de segregação racial (Apartheid), foi "banido" , o que significava que Biko estava proibido de comunicar-se com mais de uma pessoa por vez e, portanto, de realizar discursos. Também foi proibida a citação a qualquer de suas declarações anteriores, tivessem sido feitas em discursos ou mesmo em simples conversas pessoais.

Em 6 de setembro de 1977 foi preso em bloqueio rodoviário organizado pela polícia. Levado sob custódia, foi acorrentado às grades de uma janela da penitenciária durante um dia inteiro e sofreu grave traumatismo craniano. Em 11 de setembro, foi embarcado em veículo policial para transporte para outra prisão. Biko morreu durante o trajeto e a polícia alegou que a morte se devera a "prolongada greve de fome empreendida pelo prisioneiro".

Um comentário:

Anônimo disse...

esse ano o desafio cultural deve prometer uma grande aprendizagem para todos,esse tema "África mãe de todas as civilizações" é uma grande oportunidade para nós conhecermos um pouco mais da cultura africana.