segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

GOSTARIA DE PARABENIZAR TODOS OS ENVOLVIDOS NO PROJETO DESAFIO CULTURAL 2009. FOI UM SUCESSO MAIS UMA VEZ. O GRANDE DESAFIO AGORA É TRANSFORMAR TODO O APRENDIZADO DE VOCÊS EM VERDADEIRAS LIÇÕES QUE SERVIRÃO DE GUIA PARA A VIDA DE CADA.

VALEU!
PROFESSOR JAMPIERRY
UMA BOA IDEIA PARA COONTINUAR O DESAFIO CULTURAL É PROCURAR INTEGRAR OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS COM AS OUTRAS DISCIPLINAS QUE COMPÕE O CURRICULO DA ESCOLA. QUE TAL OS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA ADOTAREM TEMÁTICA SEMELHANTE AO TEMA DO DESAFIO CULTURAL PARA A PRODUÇÃO DE TEXTOS? E OS DE ARTE E EDUCAÇÃO APROVEITAREM AS APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS PARA AS AULAS? AS PROFESSORAS DE BILOOGIA DEVERIAM APROFUNDAR MAIS O CONHECIMENTO GASTRONOMICO DOS ALUNOS ATRAVES DE AULAS PRÁTICAS QUE ENVOLVESSEM A CULINÁRIA NO SOMENTE FRANCESA E SIM AFRODESCENDENTE.

BOA SORTE!
PROFESSOR JAMPIERRY

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Valeu Professores!

Professores Responsáveis pelo Desafio Cultural 2009!


Da Esq. pra Direita: Rogério Moura (a frente), Guilherme Brito, Ivo Silva, Naíres Arruda (Coordenadora), Zé Carlos, Rogério Melo e Lysson Almeida (PCA Humanas).

Agradecimentos Especiais

Gostaria de fazer alguns agradecimentos especiais a pessoas que ajudaram a fazer o Desafio Cultural 2009!

A Direção, na pessoa do Jampierry que nos deu a Liberdade de trabalhar um tema inicialmente tão complexo.
A Coordenação Pedagógica pelos socorros sempre que solicitado.
Ao Centro de MultiMeios e Laboratório de Informatica pelo suporte por trás das pesquisas.
A Claudênia e aos alunos Luís Henrique (9º) Taíla, Paula, Rubens, Wadson, Maycon Jefferson (Todos do 2º E), Ramon (1º E) e Edson Roberto Júnior (1º E) pela ajuda na ornamentação.

E a todos que contribuiram direta ou indiretamente na realização do projeto.

MUITO OBRIGADO!

domingo, 22 de novembro de 2009

AH, É AMARELO! AH, É AMARELO!


É AMARELO! É AMARELO!

Parabéns para a Equipe Amarela (2º A, 1º C e 1º D) pela brilhante vitória. Parabéns a todas as Equipes pelo empenho, pela criatividade e pelo jogo limpo...

Esperamos que todos tenham gostado e o mais importante, que todos tenham conseguido assimilar o aprendizado das disciplinas.

Em breve iremos postar fotos do Desafio!

Até 2010

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

A Prova do Blog!

E assim acabou a Prova do Blog, primeira tarefa do nosso Desafio Cultural 2009!

Em Quarto Lugar a Equipe AZUL com 38 Comentários válidos;
Em Terceiro Lugar a Equipe VERDE com 42 Comentários válidos;
Em Segundo Lugar a Esquipe VERMELHA com 48 comentários válidos;
E a vencedora é a Equipe AMARELA com 49 comentários válidos.

A pontuação conforme combinado será de 4 pontos para equipe vencedora, 3 para a segunda, 2 para a terceira e 1 para a quarta.

Boa sorte a todos na demais povas.

A TORCIDA VAI FAZER A DIFERENÇA


Essa é quentinha!!!

Durante o Desafio Cultural 2009, a torcida vai fazer a diferença. Além da animação, organização e criatividade que será julgada pela mesa, haverá no decorrer do Desafio, PERGUNTAS RELÂMPAGO, sobre atualidades, onde APENAS A TORCIDA PODE RESPONDER.

Sejam rápidos, sejam espertos, nessa prova serão 15 PONTOS em disputa, fundamentais para a sua equipe sair VITORIOSA.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Dia da Consciência Negra.


O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de Novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.

A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em1695. Apesar das várias dúvidas levantadas quanto ao caráter de Zumbi nos últimos anos (comprovou-se, por exemplo, que ele mantinha escravos particulares) o Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro.

Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.

Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.

A semana dentro da qual está o dia 20 de novembro também recebe o nome de Semana da Consciência Negra.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

URGENTE

FALTAM 3 DIAS PARA DESAFIO CULTURAL, ATENÇÃO EQUIPES. CONFIRAM SE TUDO QUE VOCÊS IRÃO PRECISAR JÁ ESTÁ PROVIDENCIADO E NÃO FICAR TUDO PRA ÚLTIMA HORA, PRA EVITAR O CORRE-CORRE.
NAS PROVAS "PRÁTICAS", CONFIRAM AS MÚSICAS, O QUE SERÁ NECESSÁRIO PARA A PROVA DA GASTRONOMIA, ROUPAS PARA A DANÇA, TESTEM TUDO ANTES DO DIA D.

Procurem os professores da Área das Humanas (Ivo, Lysson, Zé Carlos, Guilherme, R. Melo e R. Moura) .

Estamos a disposição.

Palavras do Francês para o Português

Você sabia que algumas palavras que utilizamos com frequência em nosso vocabulário, vieram da França?

Quer alguns exemplos?

"champanhe" - champagne
"conhaque" - cognac
" perfume" - parfum
"conduta" - conduite

Essa tem cara de Desafio Cultural! Fique esperto.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

ALTERAÇÃO URGENTE - PROVA DA DANÇA

Devido a série de queixas feitas por alguns alunos, quanto a dificuldade de encontrarem uma dança da Cultura Afro-Francesa, a organização do Desafio Cultural 2009 decidiu que ALÉM de uma dança da Cultura Afro-Francesa, pode ser apresentado uma dança da cultura Francesa. Detalhe importante: Caso sua equipe já tenha escolhido uma dança, tenha ensaiado, mantenha. Esse precedente está aberto apenas para a prova da dança.

Maiores informações, procurem o Prof. Lysson Uchôa Almeida.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Filosofia - Do Contrato Social - J. J. Rousseau

pode ser considerada a obra prima do suíço Jean-Jacques Rousseau: parte de uma obra mais extensa, as Instituições Políticas, que, por não ter sido completada, teve suas partes menos importantes destruídas pelo autor. Trecho "mais considerável" e "menos indigno de ser oferecido ao público" (segundo Rousseau, na "Advertência" de "Do contrato social".

Nesta obra, Rousseau expõe a sua noção de Contrato Social, que difere muito das de Hobbes e Locke: para Rousseau, o homem é naturalmente bom, sendo a sociabilização a culpada pela "degeneração" do mesmo. O Contrato Social para Rousseau é um acordo entre indivíduos para se criar uma Sociedade, e só então um Estado, isto é, o Contrato é um Pacto de associação, não de submissão.

A primeira frase do primeiro capítulo deste livro diz: O homem nasce livre, e por toda a parte encontra-se acorrentado. Nesse sentido, Rousseau começa Do contrato social questionando o motivo de os homens viverem sob os grilhões da vida em sociedade, do porquê de os homens abandonarem o estado de natureza, uma vez que todos nascem homens e livres.

Essa dica tem cara de Questão do Desafio...

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

A PROVA DO BLOG

Quantos pontos vocês acham que são necessários para definir um resultado, caso haja um empate ao final de todas as provas do nosso Desafio? Um ponto? Meio ponto? Claro que em caso de empate, meio ponto resolve para definir um Campeão. E o que você acha de sua equipe ganhar 4 (quatro) pontos sem ter que fazer “muito esforço”? Bom, desta forma aí vai a primeira prova do Desafio Cultural 2009, valendo 4 pontos para a primeira equipe, 3 para a segunda, 2 para a terceira e 1 para a quarta.

A equipe que mais fizer comentários, nos local indicado no Blog, entre todos os ALUNOS de cada equipe, informando os conteúdos que foram e estão sendo estudados pelas disciplinas das Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia). Ganhará a pontuação informada acima.

ÚNICA REGRA – Como deve ser feito o comentário:

Exemplo.

Nome: Napoleão Bonaparte Nº 79 - 3º Ano D – Equipe ROXA
História Geral – Egito Antigo;
História do Brasil – A História do Carnaval;
Geografia – Aspectos físicos do território Africano;
Filosofia – Jean Paul Sartre – Suas obras;
Sociologia - Igualdade e Fraternidade, aplicações na nossa sociedade.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Os votos SÓ terão validade de Quinta-Feira dia 12 de Novembro de 2009 no momento da publicação da prova até Terça-Feira dia 17 de Novembro de 2009 as 23.59 h.


Divulguem para todos.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Os personagens já foram escolhidos

Essa prova requer muita responsabilidade por parte dos nossos alunos, uma vez que vocês irão homenagear pessoas que fizeram parte da nossa história.

Os personagens são:

Pe. Kiliano - Equipe Amarela
Sr. Babu da Oiticica - Equipe Azul
D. Pieta - Equipe Verde
Sr. Luiz Maciel - Equipe Vermelha


Dicas Importantes:
  • Procurem entrevistar mais de uma pessoa que conviveram com esses personagens, para que vocês tenham convicção sobre o que mostrarão, uma vez que documentos são difícieis de achar;
  • Respondam a perguntas simples: Quem foi, o que fiz, em que área da sociedade atuou, qual o legado deixado por essas pessoas. A partir desses qustionamentos fica mais fácil apresentá-los;

Sejam criativos e resgatem de maneira clara, objetiva e responsável nossa história.

Boa sorte!

terça-feira, 10 de novembro de 2009

SOCIOLOGIA URGENTE - Diderot

Denis Diderot nasceu em Langres, na França, em 5 de outubro de 1713, e morreu em Paris, em 31 de julho de 1784. Educado em colégio de jesuítas, recebe sólida instrução humanística. Em 1732 instala-se em Paris. Vive apenas de traduções. Depois, dedica-se à direção editorial da "Enciclopédia ou Dicionário lógico das ciências, artes e ofícios", obra gigantesca que preparará ideologicamente a Revolução Francesa.
Encarregado pelo livreiro Lebreton de traduzir para o francês a enciclopédia inglesa "Cyclopaedia", de Ephraim Chambers, Diderot transforma o projeto em obra autônoma, suma das tendências científicas, sociais, econômicas e políticas do Século das Luzes. Em 1750 surge o "Prospecto" da "Enciclopédia", de autoria de Diderot, para incentivar a subscrição popular da obra: mais um manifesto do que um programa editorial.
Compartilhando a direção da "Enciclopédia" com d'Alembert, cujo "Discurso preliminar", no início do primeiro volume, é uma exposição de princípios filosóficos, Diderot vai entregar-se a uma tarefa que o absorverá durante 16 anos.
Diderot tem fé no progresso contínuo, tem a certeza de que a ciência fornece a chave dos enigmas do mundo, de que a religião deve se circunscrever a uma modesta tarefa de regrar o comportamento prático do homem, de que a tecnologia irá construir o futuro econômico das sociedades e de que a política é a arte de eliminar as desigualdades sociais.

Hino Francês

Olha só pessoal, a primeira parte do Hino Francês (A Marselhesa) e sua tradução para o Português.

Allons enfants de la Patrie, Avante, filhos da Pátria,
Le jour de gloire est arrivé O dia da Glória chegou.
Contre nous de la tyrannie Contra nós, da tirania
L'étendard sanglant est levé. O estandarte ensanguentado se ergueu.
L'étendard sanglant est levé: O estandarte ensanguentado se ergueu.
Entendez-vous dans les campagnes Ouvis nos campos
Mugir ces féroces soldats! Rugirem esses ferozes soldados?
Ils viennent jusque dans vos bras Vêm eles até aos nossos braços
Égorger vos fils et vos compagnes. Degolar nossos filhos, nossas mulheres.
Aux armes citoyens, Às armas cidadãos!
Formez vos bataillons. Formai vossos batalhões!
Marchons! Marchons! Marchemos, marchemos!
Qu'un sang impur Que um sangue impuro
Abreuve nos sillons Agüe o nosso arado

Lembramos que vocês devem utilizar da sua criatividade para apresentar bem o hino, podendo ser apenas o instrumental ou capela.

Boa sorte.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Você sabia - História do Ceará

Um pouco da História do Ceará e seu processo abolicionista.

Anos antes da proclamação da República notabilizou-se a campanha abolicionista no Ceará, que logrou abolir a escravidão no estado em 25 de março de 1884, QUATRO ANOS ANTES DA LEI ÁUREA. O movimento contou com a participação de várias sociedades libertárias, inclusive a maçonaria, mas o maior destaque ficou com FRANCISCO JOSÉ DO NASCIMENTO, o Dragão do Mar, jangadeiro que impulsionou o abolicionismo ao comandar seus companheiros, em 1881, numa total recusa a transportar escravos para dentro ou fora da província. A primeira cidade brasileira a abolir a escravatura foi Acarape, atual Redenção, em 1º de janeiro de 1883. Devido a isso, o Ceará recebeu a alcunha de Terra da Luz, de início por José do Patrocínio. A escravidão, que jamais fora dominante no estado, estava praticamente extinta nos anos de 1880, de forma que não houve resistência à abolição mesmo por parte da elite agrícola.

Cultura Afro-Francesa

Essa talvez seja a prova mais desafiadora do Desafio Cultural 2009. APRESENTAR UMA DANÇA DA CULTURA AFRO-FRANCESA. Atenção, não é uma dança da Cultura Afro-Brasileira, é da Cultura Afro-FRANCESA. Vocês deverão pesquisar alguns países Africanos que foram colonizados pela França para em seguida procurar algo sobre suas danças e sua cultura. Recomendo também que contem um pouco a respeito da dança que irão demonstrar. Sugiro as equipes que pesquisem essas danças em sites de vídeos como www.YouTube.com.br entre outros e digite French African Dance.

Boa sorte.

Prova da Torcida

Quem nunca escutou falar que "TORCIDA NÃO GANHA JOGO"? Será que realmente não ganha? Bom, uma das tarefas do Desafio Cultural 2009, será a PROVA DA TORCIDA. A torcida mais organizada, original e animada terá uma pontução que pode fazer a diferença na contagem final dos pontos. Vale tudo, grito de guerra, dança, endumentárias e fantasias, desde que na cor de sua equipe, por exemplo, a Equipe Laranja terá que ir caracterizada nas cores Laranja, entendido.
Obs. USEM A CRIATIVIDADE E O BOM SENSO, cantos que ofendam as outras equipes não serão aceitos e serão ELIMINADOS SUMARIAMENTE DA COMPETIÇÃO.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Personalidades Locais

Uma das provas de nosso Desafio Cultural, será pesquisar e representar uma Personalidade Local (Pacoti), contar um pouco de suas histórias, seus causos e curiosidades, além caracteriza-lo de maneira criativa.

Sugestões de Personagens.

Jovita, (Papa-Lagarta - Equipe Verde), sr. Eládio, sr. Horácio, o Mudo, João Preto, sr. Luiz Maciel, Mané-Cego, Milton Américo, (sr. Babu - Equipe Azul), (Pe. Kiliano - Equipe Amarela).

Obs.
  1. A equipe que primeiro inscrever seu personagem, terá a preferência.
  2. Não serão aceitos a repetição de personagem.
Procurem o PCA das Ciências Humanas o quanto antes para garantir sua inscrição.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Você já escutou falar em Iluminismo?

Essa é para os 1º anos - Noção Básica do Iluminismo na França.

Iluminismo, Esclaresimento ou Ilustração designam uma época da história intelectual ocidental. Na França, país de tradição católica, mas onde as correntes protestantes nomeadamente os huguenotes, também desempenharam um papel dinamizador, havia uma tensão crescente entre as estruturas políticas conservadoras e os pensadores iluministas.

Rousseau, por exemplo, originário de uma família huguenote, foi perseguido e obrigado a exilar-se na Inglaterra.

O conflito entre uma sociedade feudal e católica e as novas forças de pendor protestante e mercantil, irá culminar na Revolução Francesa.

URGENTE - Dicas do Professor Rogério Melo

O Professor Rogério Melo orienta aos seus alunos de 2ºs e 3ºs anos que procurem pesquisar sobre Silva Paulet e Adolfo Herbster - fundamentais para o desenvolvimento da cidade de Fortaleza.

Dica do Blog: www.google.com.br ou www.pt.wikipedia.org são excelentes sites de busca na Internet.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Temos que ser Rápidos!!!

Está na hora de montar as Equipes!!!

Escolham as lideranças das equipes. Dia 10/NOV iremos entregar as fichas de inscrição para as equipes de perguntas e respostas.

Serão 20 (vinte) alunos por EQUIPE para as tarefas de pergunatas e respostas.

DETALHE IMPORTANTE

Os alunos que participarem das equipes de Perguntas e Respostas, NÃO PODERÃO PARTICIPAR DAS DEMAIS PROVAS DAS QUAIS VOCÊS SERÃO SUBMETIDOS.

Aguardem maiores informações!

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Você sabia?

A culinária da França compreende uma grande variedade de pratos, e goza de grande prestígio no mundo, principalmente no ocidente?

Você já ouviu falar em algum prato da culinária Francesa? Conhece algum?

E se pedissemos para você preparar um prato da Culinária Francesa? Hummmmm...

Emílio, ou da Educação


Neste precioso livro o filósofo J. J. Rousseau aborda com maestria a questão da Educação.

Em 9 de julho de 1762, uma sentença do parlamento de Paris condenava o 'Emílio' a ser rasgado e queimado, e ordenava: " O chamado J. J.Rousseau... será detido e levado às prisões da portaria do Palácio", o que garantiu ao livro toda a publicidade que ele merecia. Rousseau é daqueles que acham que não há maior covardia do que o abandono dos filhos que se teve o prazer de fazer : "Um pai, quando gera e sustenta filhos, só realiza com isso um terço da sua tarefa. Ele deve homens à sua espécie, deve à sociedade homens sociáveis, deve cidadãos ao Estado. Todo homem que pode pagar essa dívida tríplice e não paga é culpado, e talvez ainda mais culpado quando só paga pela metade. Quem não pode cumprir os deveres de pai não tem direito de tornar-se pai. Não há pobreza, trabalhos, nem respeito humano que o dispensem de sustentar seus filhos e de educá-los ele próprio. Leitores, podeis acreditar no que digo. para quem quer que tenha entranhas e desdenhe tão santo deveres, prevejo que por muito tempo derramará por sua culpa lágrimas amargas e jamais se consolará disso."(Emílio, Livro I). Na verdade , o Emílio é ainda hoje um excelente meio de progredir no amor aos filhos, um "tratado de educação" ou um manual de pedagogia. Depois de queimá-lo por conter coisas muito ousadas contra a Religião e o Governo, colocaram-no na categoria tranquilizadora dos livros a serem lidos por todos. A educação de Emílio tem um grande objetivo: formar um homem livre, capaz de se defender contra todos os constrangimentos. O livro tem tiradas atuais ao aconselhar aos pais fracos e indecisos : " Os pais fracos, que cedem a todos os pedidos dos filhos, longe de respeitar a sua liberdade, corrompem-na; longe de fazer dele um ser livre, submetem-no as suas fantasias e mais tarde às suas paixões. Sabeis qual o meio mais seguro de tornar miserável vosso filho? É acostumá-lo a obter tudo, pois, crescendo seus desejos sem cessar pela facilidade de satisfazê-los, mais cedo ou mais tarde a impotência vos forçará, ainda contra a vontade , a usar da recusa. E essa recusa inabitual dar-lhe-á um tormento maior do que a própria privação do que deseja. Feliz, ele! É um déspota; ao mesmo tempo, é o mais vil dos escravos e a mais miserável das criaturas. " Aos pais e educadores de hoje vale a pena ler e reler este livro.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

O Filósofo que iremos estudar durante o DESAFIO CULTURAL 2009

Conheça um pouco do Grande Jean Jacques Rousseau.

Jean-Jacques Rousseau (Genebra, 28 de Julho de 1712 - Ermonoville, 2 de Julho de 1778) foi um filósofo suíço, escritor, teórico político e um compositor musical autodidata. Uma das figuras marcantes do Iluminismo francês, Rousseau é também um precursor do romantismo.

Ao defender que todos os homens nascem livres, e a liberdade faz parte da natureza do homem, Rousseau inspirou todos os movimentos que visavam uma busca pela liberdade. Inclui-se aí as Revoluções Liberais, o Marxismo, o Anarquismo, etc.

Sua influência se faz sentir em nomes da literatura como Tolstói e Thoreau. Influencia também movimentos de Ecologia Profunda, já que era adepto da proximidade com a natureza e afirmava que os problemas do homem decorriam dos males que a sociedade havia criado e não existiam no estado selvagem.

Quer saber mais? Tem algo a acrescentar? Nos ajude no Desafio Cultural 2009!

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

As Equipes já estão divididas!

Já dividimos as equipes.
Devido não haverem um numero igual de turmas nos três turnos, algumas equipes ficaram com turmas de turnos diferentes. Esperamos que todos se integrem de maneira que todas as salas sejam bem representadas.

Equipe VERMELHA - 1º F, 2º E, 3º C e 9º;
Equipe AZUL - 3º B, 2º C, 2º D e 1º E;
Equipe AMARELA - 2º A, 1º D e 1º C;
Equipe VERDE - 3º A, 2º B, 1º A e 1º B.

Integração é a palavra chave.

Boa sorte.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Saiba mais do Ano da França no Brasil

Visite o site, http://anodafrancanobrasil.cultura.gov.br/ e saiba mais sobre os festejos e comemorações sobre o Ano da França no Brasil.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Bandeira da França


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Bandeira Nacional da França (também conhecida como a tricolor ou bleu, blanc, rouge), tricolor em três faixas verticais (azul, branca e vermelha), simboliza a Revolução Francesa (1789), sendo que o azul representa o poder legislativo, branco o poder executivo e o vermelho o povo, os três "dividindo" igualmente o poder. Lembrando do lema francês, as cores representam também Liberdade (Liberté), Igualdade, (Égalité) e Fraternidade (Fraternité), na ordem da bandeira, "método" também usado na moeda francesa. Com vínculo à revolução e ao império, ela foi muito rejeitada inicialmente, sendo substituída por uma bandeira branca entre 1814 e 1830. A Revolução de 1830, conhecida também como Revolução de Julho, restabeleceu a antiga bandeira tricolor, que se consagrou definitivamente.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Desfile Cívico - 2009



Durante o Desfile Cívico, no dia 05 de Setembro, alguns alunos representaram celebres personagens que fizeram parte da História na França e do Brasil. Os alunos Victor e Lara, ambos do 9º ano, representando D. João Sexto e Carlota Joaquina, que fugiram das tropas Napoleônicas. Em seguida os alunos Waldean (1º F), Tiago (9º) e Vanderson (1º F), a cavalo, representam alguns dos pricipais responsáveis pela revolução Francesa: Danton, Robespierri e o grande Napoleão Bonaparte.

Valeu pela força pessoal.

Como você pode colaborar?

Olá...
Como nosso Projeto ainda está em fase de criação, penso que os alunos possam colaborar de alguma maneira com as tarefas e provas da Gincana Cultural. E aí? Como você acha que podemos melhorar o Desafio Cultural 2009? Deixe seu comentário e enriqueça cada vez esse Projeto.

Forte abraço a todos.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Um pouco da História da França

La Marseillaise

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

La Marseillaise (A Marselhesa, em francês) é o hino nacional da França. Foi composto pelo oficial Claude Joseph Rouget de Lisle em 1792, da divisão de Estrasburgo, como canção revolucionária.

Inicialmente intitulada Canto de Guerra para o Exército do Reno, o título verdadeiro, foi escrito a pedido do prefeito de Estrasburgo, dias depois da declaração de guerra ao imperador da Áustria, em 25 de abril de 1792. O canto deveria ser um estímulo para encorajar os soldados no combate de fronteira, na região do rio Reno.

A canção adquiriu grande popularidade durante a Revolução Francesa, especialmente entre as unidades do exército deMarselha, ficando conhecida como A Marselhesa. A revolução foi embalada por uma canção patriótica, entoada por unidades do exército de Marselha, quando entraram em Paris, em 14 de julho de 1792. Em 1795, foi instituída pela Convenção como hino nacional.

Napoleão Bonaparte baniu A Marselhesa durante o império, assim como Luís XVIII na segunda restauração, devido ao seu caráter revolucionário. A revolução de 1830 restabeleceu-lhe o status de hino nacional, sendo inclusive reorquestrada por Hector Berlioz na década de 1830. Entretanto, Napoleão III tornaria a banir a canção até que, em 1879, com a instauração da III República, a canção foi definitivamente confirmada como o hino nacional francês, ato esse reafirmado nas cosntituições de 1946 e 1958.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Desafio Cultural da Escola Menezes Pimentel - 2009

Está lançado o desafio.

Nosso tema será Liberdade, Igualdade e Fraternidade - Eterna Busca das Minorias - Um olhar de alunos Brasileiros sobre a Cultura Francesa e suas influências.

Bom, recomendo desde já, procurar tudo que você aluno, que simpatiza com as Ciências Humanas, achar que possa enriquecer nosso desafio.

O desafio está lançado, breve formaremos as equipes.

Boa sorte a todos.

PCA das Ciências Humanas da EEFM Menezes Pimentel