terça-feira, 27 de outubro de 2009

Emílio, ou da Educação


Neste precioso livro o filósofo J. J. Rousseau aborda com maestria a questão da Educação.

Em 9 de julho de 1762, uma sentença do parlamento de Paris condenava o 'Emílio' a ser rasgado e queimado, e ordenava: " O chamado J. J.Rousseau... será detido e levado às prisões da portaria do Palácio", o que garantiu ao livro toda a publicidade que ele merecia. Rousseau é daqueles que acham que não há maior covardia do que o abandono dos filhos que se teve o prazer de fazer : "Um pai, quando gera e sustenta filhos, só realiza com isso um terço da sua tarefa. Ele deve homens à sua espécie, deve à sociedade homens sociáveis, deve cidadãos ao Estado. Todo homem que pode pagar essa dívida tríplice e não paga é culpado, e talvez ainda mais culpado quando só paga pela metade. Quem não pode cumprir os deveres de pai não tem direito de tornar-se pai. Não há pobreza, trabalhos, nem respeito humano que o dispensem de sustentar seus filhos e de educá-los ele próprio. Leitores, podeis acreditar no que digo. para quem quer que tenha entranhas e desdenhe tão santo deveres, prevejo que por muito tempo derramará por sua culpa lágrimas amargas e jamais se consolará disso."(Emílio, Livro I). Na verdade , o Emílio é ainda hoje um excelente meio de progredir no amor aos filhos, um "tratado de educação" ou um manual de pedagogia. Depois de queimá-lo por conter coisas muito ousadas contra a Religião e o Governo, colocaram-no na categoria tranquilizadora dos livros a serem lidos por todos. A educação de Emílio tem um grande objetivo: formar um homem livre, capaz de se defender contra todos os constrangimentos. O livro tem tiradas atuais ao aconselhar aos pais fracos e indecisos : " Os pais fracos, que cedem a todos os pedidos dos filhos, longe de respeitar a sua liberdade, corrompem-na; longe de fazer dele um ser livre, submetem-no as suas fantasias e mais tarde às suas paixões. Sabeis qual o meio mais seguro de tornar miserável vosso filho? É acostumá-lo a obter tudo, pois, crescendo seus desejos sem cessar pela facilidade de satisfazê-los, mais cedo ou mais tarde a impotência vos forçará, ainda contra a vontade , a usar da recusa. E essa recusa inabitual dar-lhe-á um tormento maior do que a própria privação do que deseja. Feliz, ele! É um déspota; ao mesmo tempo, é o mais vil dos escravos e a mais miserável das criaturas. " Aos pais e educadores de hoje vale a pena ler e reler este livro.

10 comentários:

Anônimo disse...

vai ser uma boa ,para testar o conhecimento gerais da ciências humanas,dessa mossada do MP.
WADSON N°37 2°E.

GLAILSON disse...

eu acho que vai ser muito interessante falar de alguem tão importante como jean-jacques Rousseau

Glailson 2ano B MANHA N 12

LUIZ CLAUDIO disse...

Para mim Jean-jacques Rousseau foi um grande escritor e filosofo com certeza ele foi e ainda é um grande exemplo para nos estudantes. Luiz Claudio 2ano B MANHA N 37

Jaiara Sampaio disse...

Deveriamos estudar a teoria de Rousseau sobre a ''Liberdade e Responsabilidade'', pois essa teoria aborda questões interessantes.

Anônimo disse...

SERA MUITO IMPORTANTE,PORQUE CONHECEREMOS MELHOR SOBRE A COTRIBUIÇAO QUE ROUSSEAU,FEZ PARA A REVOLUÇAO FRANCESA...LEILIANE 2 E

ANA PAULA disse...

Irei me divertir muito com as atividades propostas no desafio,e espero que minha equipe ganhe novamente o primeiro lugar.

ANA PAULA Nº 02 2º ANO "E"

Anônimo disse...

Uma idéia!Daría para se fezer uma peça teatral,com as idéias que esse livro transmite.Basta interpretá-lo.


CINTIA 2 ANO C TARDE
Numero:03

Anônimo disse...

O prof:Lysson merecia ser um grande filosofo como Rousseau pois para mim ele é o CARÀ.
Seus pensamentos, seu modo de encinar nos faz refletir sobre os nossos proprios pensamentos sobre nossas atitudes.
Então vai ai um recado Lysson continui nos presentiando com sua sabedoria. Valeu!!!!!1
Amanda Santos Nº01/2°C

Anônimo disse...

Os assuntos do desafio cultural é mais uma forma de conteúdo para os alunos, estudarem para as provas do quarto bimestre



Marlenilton 2ºC/Nº38

Edilardo nobre lopes filho disse...

formar um homem livre, capaz de se defender contra todos os constrangimen